Alimentação e promoção da saúde: Google x Hospitais

Alimentação e promoção da saúde: Google x Hospitais
Em publicação recente o Dr. Rajasree Pai, endocrinologista da Califórnia traçou um paralelo interessante entre o esforço na promoção da saúde de uma empresa privada que é a Google com as de instituições de saúde. 

Diz o Dr Rajasree - "Visitei recentemente um amigo que trabalha no Google e fiquei agradavelmente surpreso com os esforços na promoção da saúde desta gigante da informática. O seu café lotado oferece alimentos saudáveis, com baixo teor de gordura, baixo teor de carboidratos, e iguarias ricas em fibras. Qualquer nutricionista teria apreciado a grande quantidade de produtos lácteos orgânicos, os apreciadores de salada encheram de vinagre balsâmico em vez dos molhos industrializados habituais, com uma dose adicional de nozes - tudo um sinal de cuidado e atenção aos comportamentos saudáveis. 

A preocupação com a atividade física foi evidente, também. Os funcionários receberam bicicletas para uso em torno dos terrenos do escritório e para o transporte para o trabalho. Havia locais para sesta, ginásios e plantações de legumes orgânicos no campus, proporcionando relaxamento, recreação e exercício no local de trabalho. Não surpreendentemente, os funcionários em trajes casuais pareciam relaxados, e a grande maioria era magra e saudável. 

Um esforço na promoção da saúde feita por uma empresa que está muito fora do campo da medicina é realmente louvável. 

Por outro lado, em lanchonetes hospitalares observa-se sobrepeso e obesidade. As equipes ficam em longas filas para pegar pratos como hamburgueres e asas de frango.Os jalecos brancos fogem das saladas com medo de focos de infecção por enterovírus que podem decorrer de manipulação sem higiene nos alimentos crus. Eles também frequentemente pulam refeições durante o dia atribulado e não raro, substituem uma refeição por batatas fritas e refrigerantes comparadas em máquinas de venda automática. 

É vergonhoso para os profissionais da saúde, que são formadores de opinião, praticar esta alimentação pouco saudável, da mesma forma, em muitas instituições de saúde também os alimentos que são servidos aos pacientes não estão adequados aos padrões de uma alimentação saudável. Alguns testemunharam um paciente diabético recebendo panquecas e xarope de açúcar, como parte de uma "dieta para diabético". 

Quando foi a última vez que você foi trabalhar em uma instituição hospitalar que oferece uma academia de ginástica? 

É verdade que o setor de saúde não é tão rentável como muitos dos grandes companhias de tecnologia de hoje, também não podemos negar que muitos hospitais e clínicas oferecem opções que são melhores do que fast food. As prioridades precisam mudar. Os hospitais não devem solicitar apenas ao sector financeiro para expandir a sua força de trabalho e construir novos edifícios. Eles devem investir na manutenção de uma força de trabalho saudável. 

O paradoxo é chocante: outros setores podem se concentrar na promoção da saúde, mas o próprio setor da saúde fica para trás. A promoção da saúde no local de trabalho deve ser uma necessidade, e deve começar no campo da saúde. A cantina saudável e um ginásio para o empregado deve ser tão obrigatório como banheiros. Os empregadores devem ser convencidos dos benefícios de saúde a longo prazo e a necessidade de reduzir os custos na promoção da saúde, diminuindo as futuras contas com os hospitais". 

Esta ideia deveria ser estendida a outros segmentos de trabalhadores e, é óbvio que o sector da saúde deveria ser um exemplo. Lamentavelmente as regras trabalhistas vigentes no nosso meio são muito diferentes das americanas, uma flexibilização de horários, meios de transporte, agenda de trabalho, tempo para lazer é praticamente impossível, considerando a atual legislação trabalhista, contudo, a alimentação saudável poderia ser a regra.
Fonte: Rajasree Pai MD. Published: Sep 23, 2014 - http://www.medpagetoday.com/Endocrinology/GeneralEndocrinology/47784

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

MAPA

MAPA

Exame destinado a registrar diversas medidas predeterminadas da pressão arterial durante 24 horas.

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Um estilo de vida saudável não garante, por si só, uma vida longa mas, vai acrescentar vida aos seus anos!

Um estilo de vida saudável não garante, por si só, uma vida longa mas, vai acrescentar vida aos seus anos!

A ideia de que podemos controlar nossos destinos para ter saúde com base em como nós comemos, exercitamos o corpo e vivemos é uma ideia atraente. Inf...

Leia mais
`Quem procura acha` - não seria melhor achar?

`Quem procura acha` - não seria melhor achar?

Muitos problemas de saúde poderiam ser evitados se fossem seguidas as rotinas de prevenção preconizadas. Para pensar: um exemplo de doença alta...

Leia mais
O que transforma alguém em um atleta de elite?

O que transforma alguém em um atleta de elite?

Como entender e explicar a performance surpreendente temos assistido de certos atletas como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo? Que milagre é esse que t...

Leia mais