Os denominados `Suplementos dietéticos` e os riscos de dano para a saúde

Os denominados `Suplementos dietéticos` e os riscos de dano para a saúde
Se você está pretendendo neste ano de 2014 ganhar massa muscular e perder gorduras procure fazê-lo a maneira antiga, com uma dieta saudável e exercício físico e principalmente, fique longe de produtos de emagrecimento à base de plantas e suplementos mágicos que poderão estar ligados a graves lesões do fígado .

O New York Times, publicou em 22 de dezembro de 2013, relato de novos levantamentos realizados por pesquisadores nos Estados Unidos onde foram constatados que os suplementos dietéticos são responsáveis por quase 20% lesões hepáticas relacionadas com drogas. Algumas dessas lesões são tão graves que necessitavam de transplantes de fígado.

Muitos dos produtos relacionados com danos ao fígado são suplementos de musculação que embora não tenham explicitado nos rótulos, contêm esteroides, conforme investigação do Sr Anahad OÂ’Connor, reporter do New York Times, especialista em saúde, nutrição e epidemiologia. 

Os suplementos dietéticos são considerados responsáveis por quase 20% das lesões hepáticas relacionadas com a droga que aparecem em hospitais nos Estados Unidos, estima-se que estes números estejam subestimados, pois, a pesquisa incluiu apenas os casos mais graves, que necessitam de internação hospitalar, conforme a associação nacional de especialistas do fígado.

Estes produtos mais frequentemente são usados por adolescentes, mas, não são os únicos consumidores em risco, há também as mulheres de meia-idade que se voltam para suplementos alimentares pois prometem queimar gordura ou acelerar a perda de peso. Muitos se recuperam após suspender o uso destas substâncias e receber o tratamento, alguns porém, evoluem mal sendo necessário transplantes de fígado, podendo até resultar em morte por insuficiência hepática, conforme os pesquisadores.

Nos Estados Unidos há cerca de 55.000 suplementos dietéticos, em grande parte vendidos sem serem regulamentados, pois, uma lei federal promulgada em 1994, o Dietary Supplement Health and Education Act , impede que a Food and Drug Administration (FDA) avalie a maioria dos suplementos antes de serem vendidos . Normalmente a agência deve esperar até que os consumidores notifiquem algum a complicação para então retirar os produtos inadequados das lojas. A indústria de suplemento opera no sistema de "honra", não precisam comprovar de fato de que é constituído o produto que estão oferecendo. Os estudos mostram , o mercado americano foi inundado com produtos que são adulterados, rotuladas de forma errada ou com doses que não foram adequadamente estudadas quanto a segurança. 

Um exemplo deste descontrole são os produtos fabricados pela USPlabs de Dallas , chamado Jack3d e OxyElite Pro, eles prometiam a queima de gorduras porém, continham um estimulante chamado amphetaminelike Dimetilamilamina, considerado pela F.D.A. como sendo não recomendado por conterem substâncias que podem representar sérios riscos à saúde dos consumidores. Contudo, embora notificada, a empresa continuou a distribuir seus estoques remanescentes do original Jack3d e OxyElite Pro , até nova manifestação da agência reguladora (NATASHA SINGERPublished: July 16, 2013
 
Os americanos gastam milhões de dólares em suplementos alimentares a cada ano, atraídos por alegações não comprovadas de que estes produtos poderão ajudá-los a perder peso , construir músculos e lutar contra tudo, desde resfriados até doenças crônicas. O Dr. Herbert L. Bonkovsky, diretor do laboratório de distúrbios do aparelho digestivo no Carolinas HealthCare System, em Charlotte, NC, informa: "Quando as pessoas compram esses suplementos alimentares não sabem o que estão ingerindo, é uma incógnita. "e, segundo o Dr. Victor Navarro , presidente da divisão de hepatologia do Einstein Healthcare Network na Filadélfia, as lesões hepáticas ligadas aos suplementos são alarmantes. 

O F.D.A. estima que 70% das empresas de suplementos alimentares não estão seguindo as normas básicas de controle de qualidade que ajudam a prevenir a adulteração de seus produtos. Dos cerca de 55.000 suplementos vendidos nos Estados Unidos, apenas 170, ou seja, cerca de 0,3 por cento, foram estudados o suficiente para determinar os seus efeitos colaterais. O Dr. Paul A. Offit, chefe de doenças infecciosas do Hospital Infantil da Filadélfia e especialista em suplementos alimentares defende que deve haver clareza nas informações com produtos liberado apenas após serem avaliados e regulamentados - "Com os suplementos, você não tem dados de eficácia e você não tem os dados de segurança, por isso é apenas uma caixa preta", informa.

Pesquisadores em Ontário descobriram que produtos à base de plantas populares como aqueles rotulados erva de São João e ginkgo biloba continham muitas vezes ervas completamente diferentes ou contaminantes , alguns dos quais podem ser bastante perigosos.

Poucos consumidores sabem que ocorrem todos os anos cerca de 50.000 reações adversas aos suplementos alimentares, conforme o FDA. Menos de 1% dos 55 mil ou mais suplementos no mercado americano poderiam ter este e rótulo. A posição dos especialistas é cautelosa, ou seja, até que os estudos médicos comprovem serem estas substâncias benéficas, e até haja regulamentação, o consumo deveria ser evitado. 

Os denominados suplementos alimentares no Brasil são facilmente encontrados nas prateleiras de lojas de artigos esportivos, academias de ginastica e lojas de conveniência.

Será que os "nossos" são diferentes, bem estudados nos seus efeitos benéficos e também nos efeitos colaterais? A composição declarada no rotulo é exatamente o que esta no conteúdo? 

Vale apena correr o risco?

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Ergometria

Ergometria

São algumas das diferentes formas de chamar o exame de esforço. Na Cardiométodo pode ser realizado tanto na esteira rolante como na bicicleta ergométrica

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Alimentação e promoção da saúde: Google x Hospitais

Alimentação e promoção da saúde: Google x Hospitais

Em publicação recente o Dr. Rajasree Pai, endocrinologista da Califórnia traçou um paralelo interessante entre o esforço na promoção da saúde de...

Leia mais
Qual é a idade da sua aptidão física?

Qual é a idade da sua aptidão física?

Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço (origem da definição: Wikipédia, a enciclop...

Leia mais
A medida correta da pressão arterial é fundamental para o diagnóstico Hipertensão Arterial

A medida correta da pressão arterial é fundamental para o diagnóstico Hipertensão Arterial

Os números são alarmantes, um em cada três adultos americanos estão com a pressão arterial elevada. É a hipertensão arterial e, muitos nem sabem ...

Leia mais