Um cão para-chamar-de-seu pode ser melhor que uma- esteira- para chamar-de-sua

Um cão para-chamar-de-seu pode ser melhor que uma- esteira- para chamar-de-sua
Nesta época do ano costumamos ouvir pessoas tecerem planos para sair do sedentarismo, e em geral o maior desejo é comprar uma esteira para fazer exercícios sem sair de casa.

Antes de tomar esta decisão de forma irrevogável, lembre-se, existe uma grande chance estatística do destino da esteira estar predestinado. Ou você nunca ouviu a expressão: "esteira vira cabide!"? 

Mesmo assim, você esta decidido a mudar de vida, faz a compra e, pronto, chegou a hora de encarar a esteira, programa o iPod só com músicas legais, liga a esteira, respira fundo e pensa: hoje eu consigo até correr! 

Treino iniciado, 1 minuto depois já não aguenta mais, olha para o relógio, não acredita, faltam ainda 29 minutos dos 30 que tinha planejado andar. O tempo não passa, o cansaço chegou e a distância percorrida quase não mudou.  Operação exercício abortada com menos de 10 minutos, menos de um terço do planejado.  

No artigo da jornalista Mariana Kalil (http://wp.clicrbs.com.br/porai/2013/05/05/uma-esteira-pra-chamar-de-s? topo=52, 3, 7743, 170, e180) ela declara: "Eu odeio com todas as minhas forças o momento de colocar o short, o top, a camiseta, a meia, o tênis, encher a garrafinha de água, pegar uma toalha, os primeiros 10 minutos na esteira são de profundo desespero, e eu sempre acho que vou desistir". Com o tempo parece que ela administra as dificuldades consegue fazer uso da esteira embora, seja um a relação de amor e ódio.

É pouco provável que alguém se refira a seu próprio cão como tendo uma relação de amor e ódio.
Por que não ter um cão, passear com ele ou mesmo treinar corrida acompanhado do seu amigo fiel? Pode ser uma experiência muito gratificante tanto para o cão quanto para seu dono. Além disso, inúmeras pesquisas apontam benefícios psicológicos e fisiológicos para quem adota um cão, independente da idade e, mesmo sem considerar a oportunidade de treinar com ele.

Você necessariamente terá que dar uma volta com ele, este é um estimulo e tanto! 
Vários estudos sugerem que a interação com animais de estimação pode ter uma influência direta sobre a saúde, reduzir sua pressão arterial e inclusive aumentar os níveis de serotonina para ajudá-lo a fazer mais exercícios.  

Há, porém, algumas considerações para serem feitas: não espere que seu York Shire possa auxiliá-lo para treinar para uma maratona. Se pretende correr com um animal, você precisa escolher uma raça que atenda às suas expectativas. O desempenho do cão depende da raça e da idade do animal, também da personalidade e do temperamento, segundo Susan Dicks , DVM, veterinário e maratonista. Existem raças de cães que são adequados anatomicamente para correr, como o Labrador Retriever, Jack Russel Terriers, Boxers, galgos e Rodesian Ridgebacks. Estas raças, conforme informa o veterinário, tem energia para manter-se com os corredores quenianos que são os melhores do mundo.

Alívio do estresse, tranquilidade, e longevidade completam a lista de vantagens da prática física regular, sem contar à aproximação que dono e o cão sentem durante a corrida. Esta pode ser uma boa ideia!
Fonte: http://www.runnersgoal.com/best-running-dogs/

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Ergometria

Ergometria

São algumas das diferentes formas de chamar o exame de esforço. Na Cardiométodo pode ser realizado tanto na esteira rolante como na bicicleta ergométrica

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Exercício físico e perda de peso qual melhor forma mais efetiva?

Exercício físico e perda de peso qual melhor forma mais efetiva?

A cada minuto de esforço você vai gastar mais energia e, portanto, queimar mais calorias. Se fizer exercício intenso em vez de moderado, correr ao in...

Leia mais
Praticas esportiva e ingestão de bebidas alcoólica

Praticas esportiva e ingestão de bebidas alcoólica

O álcool é regularmente consumido por uma grande parte da população do mundo. Além de ser uma fonte significativa de calorias, cerca de 7 kcal/ gra...

Leia mais
Como iniciar a perda de peso

Como iniciar a perda de peso

Não temos dúvidas da importância de controlar o peso corporal. Todos os estudos demonstram os benefícios de que um peso adequado mantém a qualidade...

Leia mais