Como o exercício pode combater o envelhecimento?

Como o exercício pode combater o envelhecimento?

Por Gretchen Reynolds
5 de dezembro de 2019
The New York Times

O exercício regular durante a vida adulta pode proteger os músculos contra perdas e lesões relacionadas à idade de acordo com um novo estudo. Nesta pesquisa foi constatado que os músculos de homens mais velhos que são ativos fisicamente se assemelham, no nível celular, aos de homens de 25 anos e sofrem danos inflamatórios muito menores do que os músculos de idosos sedentários.

O estudo também levanta algumas questões relacionadas ao sedentarismo. Postergar para começar a se exercitar pode ser um desafio para a saúde dos músculos ao longo da vida.

O envelhecimento físico é um processo complicado e enigmático, pode ser precipitado por mudanças, ainda não totalmente  compreendida,  no funcionamento das células e sistemas fisiológicos, evolui de forma  aleatória afetando algumas pessoas  mais cedo ou mais visivelmente do que outras.

Todd Trappe, professor de ciência do exercício na Ball State University, em Muncie, Indiana, que supervisionou o novo estudo. com seu irmão Scott Trappe e outros pesquisadores disse “Milhares de estudos  vêm  mostrando que pessoas com  fatores inflamatórios circulantes mais elevados apresentam maior perda de massa muscular ”. Os músculos estão entre as partes do corpo mais vulneráveis ao tempo, quase todos nós começamos a perder massa muscular e força no início da meia-idade, acelerando  o processo  com o passar das décadas. Embora as causas completas desse declínio permaneçam desconhecidas, a maioria dos pesquisadores  concorda que um aumento sutil esta  relacionado à   inflamação.

Trappe e seus colaboradores, que há muito tempo estudam a fisiologia de atletas mais velhos, também sabiam que pessoas fisicamente aptas tendem a ter níveis mais baixos de inflamação em seus corpos do que pessoas inativas. Então, os pesquisadores se perguntavam: pessoas mais velhas ativas também teriam uma massa muscular mais saudável do que outras pessoas mais velhas? E, nesse caso, o que isso pode nos dizer sobre como os músculos humanos podem envelhecer de maneira ideal?

Os pesquisadores descobriram que as respostas inflamatórias diferiam nos homens, os jovens atletas apresentaram a menor quantidade de inflamação no sangue e nos músculos no início do estudo e continuaram a fazê-lo após o treino. Uma resposta semelhante ocorreu dentro dos músculos dos atletas idosos, embora seus marcadores inflamatórios fossem levemente mais altos e suas reações anti-inflamatórias um pouco mais baixas mas, nos homens idosos sedentários, a inflamação era muito mais um incêndio florestal, aumentando mais do que entre os outros homens e mostrando  sinais celulares de resolução mais tardia.

Tomados como um todo, esses resultados sugerem que o exercício a longo prazo pode ajudar os músculos envelhecidos a permanecer saudáveis, em parte, preparando-os para dissipar a inflamação, diz o Dr. Trappe. Por outro lado, a vida sedentária parece criar músculos para exagerar na tensão e permanecer inflamados, potencialmente levando a menos ganhos musculares quando alguém se exercita.

Porém, este estudo foi pequeno e examinou os músculos dos homens apenas uma vez, logo após o exercício. Não analisou se e como seus músculos realmente mudavam ao longo do tempo com o treinamento.

Mais importante, as descobertas não devem desencorajar as pessoas de meia-idade ou mais velhas que foram inativas de começar a visitar a academia, diz Trappe. "Mesmo que a inflamação atrapalhe um pouco no começo, seus músculos responderão e crescerão", diz ele, e, eventualmente, devem começar a se parecer com os de pessoas que se exercitam ao longo da vida.

Fonte: The New York Times

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Ergometria

Ergometria

São algumas das diferentes formas de chamar o exame de esforço. Na Cardiométodo pode ser realizado tanto na esteira rolante como na bicicleta ergométrica

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Atividade física, como fazer de forma eficiente e segura?

Saber você já sabe, a atividade física faz bem para a sua saúde.  Então, usualmente você pensa: eu vou sair e se movimentar, eu sei que vou m...

Leia mais
O que transforma alguém em um atleta de elite?

O que transforma alguém em um atleta de elite?

Como entender e explicar a performance surpreendente temos assistido de certos atletas como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo? Que milagre é esse que t...

Leia mais
Um bom corredor executa que tipo de passada? Mudá-la pode melhorar o desempenho?

Um bom corredor executa que tipo de passada? Mudá-la pode melhorar o desempenho?

Os corredores que se preocupam com o estilo de sua passada, devem relaxar. Em geral ela deve estar adequada, conforme novo e interessante estudo. Os pes...

Leia mais