Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia

Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia
A reabilitação cardíaca é uma intervenção multifatorial e abrangente na prevenção secundária, destinada a limitar os efeitos fisiológicos e psicológicos das doenças cardiovasculares, reduzir e sintomas e riscos de eventos cardiovasculares futuros. 

A reabilitação se mostra capaz de reduzir a mortalidade, readmissões hospitalares, custos e melhorar a capacidade funcional, qualidade de vida e bem-estar psicológico  sendo recomendada em diretrizes internacionais para pacientes com infarto do miocárdio e doença da artéria coronária estável.

A reabilitação é tradicionalmente dividido em três fases: 
  • Fase I geralmente é ainda durante a internação, que consiste em mobilização precoce, aconselhamento breve sobre a natureza da doença, o tratamento, gerenciamento de fator de risco e planejamento de acompanhamento.
  • Fase II é principalmente um programa de ambulatório ambulatorial supervisionado. 
  • Fase III é uma fase de manutenção vitalícia em que o objetivo é continuar o fator de risco e mudança de estilo de vida e treinamento físico. 
Todos os pacientes com doença cardíaca coronária deveriam ser incluídos. Os componentes principais da reabilitação são: avaliação do paciente, aconselhamento sobre atividades físicas, treinamento físico, aconselhamento nutricional, controle de fatores de risco, gerenciamento psicossocial.

O acompanhamento médico do paciente inclui exame clínico, solicitação de exames subsidiários e prescrição do tratamento.

No aconselhamento de atividade física é recomendado um mínimo de 2,5 horas por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada, nos 5 dias da semana. A atividade física deve ser de acordo com a idade do paciente, hábitos passados, co-morbidades, preferências e objetivos.

Dieta e aconselhamento nutricional passando pela avaliação da ingestão calórica diária e conteúdo dietético de gorduras, sódio e outros nutrientes, são necessários.

O controle de peso deve ser incentivado através do equilíbrio entre atividade física e ingestão calórica para alcançar e manter um índice de massa corporal saudável (20-25 kg/m2). Se a circunferência abdominal for ≥ 80 cm para mulheres ou ≥ 94 cm para homens, recomenda-se iniciar mudanças de estilo de vida e considerar estratégias de tratamento para síndrome metabólica.

É importante o estimulo aos pacientes para ajuda-los a lidar com a doença, melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde e garantir a conformidade com o tratamento farmacológico e não farmacológico.  

Deve ser discutido também, com os pacientes e seus parceiros o retorno às atividades laborais. Planejar o retorno ao trabalho ou até mesmo a readequação da atividade laborar para outra compatível com a capacidade funcional apresentada.

Todas estas recomendações e os benefícios delas resultantes começam com os encaminhamentos e com o estímulo das equipes de saúde para as participações nos programas de reabilitação os quais, lamentavelmente ainda estão muito abaixo do desejado e variam muito de país para país.

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Exame destinado a registrar a atividade elétrica responsável pelos batimentos do coração.

Veja mais
Holter

Holter

Registro do eletrocardiograma por 24 horas consecutivas. A Cardiométodo possibilita agendamento rápido e agilidade no resultado

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Exercício e Risco Cardiovascular em Pacientes com Hipertensão

Exercício e Risco Cardiovascular em Pacientes com Hipertensão

As evidências sobre os benefícios do exercício regular são irrefutáveis e, aumentar a atividade física deve ser um grande objetivo em todos os ní...

Leia mais
O que transforma alguém em um atleta de elite?

O que transforma alguém em um atleta de elite?

Como entender e explicar a performance surpreendente temos assistido de certos atletas como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo? Que milagre é esse que t...

Leia mais
Como construir hábitos simples para perda de peso saudável

Como construir hábitos simples para perda de peso saudável

Perda de peso duradoura exige que você transformar seus hábitos alimentares e de atividade física. Mas, muitas outras escolhas que você faz a cada d...

Leia mais