Fibrilação atrial o que é e como evitar?

Fibrilação atrial o que é e como evitar?
O coração bate cerca de 2,5 bilhões de vezes em média ao longo da vida, empurrando milhões de litros de sangue para cada parte do corpo. Este fluxo constante carrega com ele oxigênio, combustível, hormônios, outros compostos. Ele também elimina os produtos residuais do metabolismo. 

Dada a carga de trabalho interminável do coração, é uma maravilha que ele funciona tão bem, por tanto tempo, para tantas pessoas. Mas também pode falhar, derrubado por uma dieta errada, falta de exercício, tabagismo, infecção, genes azarados e muito mais.

Embora muitas pessoas desenvolvam alguma forma de doença cardiovascular à medida que envelhecem para muitos pode ser evitável. Um estilo de vida saudável, especialmente quando iniciado em uma idade jovem, é o caminho mais seguro para prevenir doenças cardiovasculares.

A Fibrilação Atrial é um importante problema de saúde pública, é a arritmia mais frequente na prática clínica, sua prevalência na população geral foi estimada entre 0,5 e 1%. Estudos mais recentes, entretanto, demonstram que a prevalência é quase o dobro da observada na década passada e, possivelmente esses números estão subestimados, uma vez que muitos casos não provocam sintomas.

A fibrilação atrial é uma arritmia um distúrbio do ritmo cardíaco em que as câmaras superiores do coração (os átrios) batem rápida e irregularmente.

Durante a fibrilação atrial, muitos impulsos elétricos descoordenados varrem os átrios. Em vez de se contrair de forma coordenada, o batimento cardíaco fica rápido e irregular.

No ritmo cardíaco normal os batimentos podem variar de 60 a 100 vezes por minuto, de forma bem regular, na fibrilação atrial o átrio pode contrair 400 vezes por minuto, de forma irregular.

Os átrios fibrilados não movem todo o sangue para os ventrículos, podendo formar coágulos. Tais coágulos podem causar sérios problemas. Eles podem se deslocar e obstruir uma artéria nos pulmões, causando embolia pulmonar ou para uma artéria do cérebro (causando um acidente vascular cerebral), ou em qualquer parte do corpo.

De longe, a medida mais importante que você pode tomar é manter um peso saudável. "Há vários estudos mostrando que as pessoas com excesso de peso têm um maior risco de  apresentar fibrilação atrial que as pessoas que têm um peso saudável", diz professor de medicina da Harvard Dr. Christine Albert, que dirige o Centro de Arritmia Prevenção em Brigham e Hospital das Mulheres. E quanto mais você pesa, maior o seu risco: as pessoas com sobrepeso têm um risco 20% a 25% maior, enquanto aqueles que são obesos (um índice de massa corporal, ou IMC, de 30 ou superior) têm um risco 60% maior. 

Para evitar fibrilação é preciso manter um estilo de vida saudável e principalmente o peso adequado.
Fonte: http://www.health.harvard.edu/coronary-artery-disease/atrial-fibrillation-overview

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Ergometria

Ergometria

São algumas das diferentes formas de chamar o exame de esforço. Na Cardiométodo pode ser realizado tanto na esteira rolante como na bicicleta ergométrica

Veja mais
Holter

Holter

Registro do eletrocardiograma por 24 horas consecutivas. A Cardiométodo possibilita agendamento rápido e agilidade no resultado

Veja mais
MAPA

MAPA

Exame destinado a registrar diversas medidas predeterminadas da pressão arterial durante 24 horas.

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Nutrição saudável na infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta

Nutrição saudável na infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta

E na infância que se adquirem hábitos saudáveis que serão levados para a vida toda prevenido o corpo e a mente de inúmeras doenças. Assim, os pais...

Leia mais
Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia

Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia

A reabilitação cardíaca é uma intervenção multifatorial e abrangente na prevenção secundária, destinada a limitar os efeitos fisiológicos e ps...

Leia mais
Há evidências de que os corredores podem se beneficiar vestindo roupas com compressão?

Há evidências de que os corredores podem se beneficiar vestindo roupas com compressão?

Corredores com diferentes níveis de desempenho e treinando em busca de objetivos tão variados como corridas de 800 m até maratonas passaram a usar me...

Leia mais