Exercício e Risco Cardiovascular em Pacientes com Hipertensão

Exercício e Risco Cardiovascular em Pacientes com Hipertensão
As evidências sobre os benefícios do exercício regular são irrefutáveis e, aumentar a atividade física deve ser um grande objetivo em todos os níveis de cuidados de saúde. 

A boa capacidade física (VO2max elevado) mostrou ser protetora contra a progressão da pré-hipertensão para a hipertensão, bem para o risco de doença coronariana entre as pessoas com hipertensão ou com outros fatores de risco.

Um estilo de vida sedentário ou de baixa atividade física associado ao baixo VO2máx é comum entre as comunidades do primeiro mundo e esta associado a um conjunto de fatores de risco cardiovascular, colesterol total, obesidade entre outros. 

Embora a relação de causa e efeito não tenha sido explorada minuciosamente, é possível que a hipertensão possa ser um fator de risco associado ao comportamento sedentário e baixo desempenho físico, mas também pode ser que a hipertensão possa provocar diretamente baixa aptidão por seu efeito sobre a função miocárdica (doença cardíaca hipertensiva e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada).

O exercício aeróbio regular aumenta as características estruturais, funcionais e bioquímicas do sistema cardiovascular e os fatores de risco podem sofrer reversão em direção à "normalização" entre indivíduos com pressão arterial normal, bem como aqueles com pré-hipertensão ou hipertensão. 

Entre os homens sedentários mais velhos com hipertensão, há redução da pressão arterial  após 45 minutos de  exercício e pode diminuir a pressão arterial sistólica  e diastólica  por 24 horas. 

Nesta revisão as comparações entre atividade aeróbica, atividade física de resistência dinâmica e exercício de resistência estática foram feitas junto com o mérito de diferentes volumes de exercício. 

Treinamento de intervalo de alta intensidade e treinamento de resistência isométrica parecem ter fortes efeitos de proteção cardiovascular, mas com dados limitados em pessoas hipertensas.

Recomenda-se que os indivíduos hipertensos devem ter como objetivo realizar exercício aeróbio de intensidade moderada durante pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana, além de exercícios de resistência em 2-3 dias por semana. 

Profissionais com experiência em prescrição de exercícios podem proporcionar benefícios adicionais aos pacientes com alto risco cardiovascular. Eventos associados com o exercício são raros e os benefícios do exercício regular são bem evidentes. 

Em resumo o exercício é uma terapia fundamental na redução do risco cardiovascular e na prevenção, tratamento e controle da hipertensão.


Fonte:

Exercise and Cardiovascular Risk in Patients With Hypertension
James E. Sharman Andre La Gerche Jeff S. Coombes

https://academic.oup.com/ajh/article/doi/10.1093/ajh/hpu191/2730195/Exercise-and-Cardiovascular-Risk

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Exame destinado a registrar a atividade elétrica responsável pelos batimentos do coração. É indolor.

Veja mais
Ergometria

Ergometria

São algumas das diferentes formas de chamar o exame de esforço. Na Cardiométodo pode ser realizado tanto na esteira rolante como na bicicleta ergométrica

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

O exercício, as arritmias inerentes e novas perspectivas

O exercício, as arritmias inerentes e novas perspectivas

A morte súbita por comprometimento cardíaco em um indivíduo aparentemente saudável é uma tragédia que leva a uma série de investigações para id...

Leia mais
Efeito da atividade aeróbica e do sedentarismo sobre a estrutura cerebral

Efeito da atividade aeróbica e do sedentarismo sobre a estrutura cerebral

Uma série de estudos sugere que o exercício físico pode modificar a estrutura do cérebro da mesma forma, assim como o sedentarismo também pode remo...

Leia mais

Promover a Saúde em três movimentos

As atividades a seguir, embora não sejam relacionadas como esforço aeróbico, oferecem numerosos benefícios à saúde e são formas agradáveis e mai...

Leia mais