Quais são os sintomas de insuficiência cardíaca?

Quais são os sintomas de insuficiência cardíaca?
Apesar do nome, insuficiência cardíaca não significa que o coração falhou completamente. Em vez disso, significa que o coração não está bombeando de forma plena para atender totalmente as  necessidades circulação de sangue no corpo. 

Quando o corpo detecta que não está recebendo um fornecimento adequado de sangue, iniciam os mecanismos de compensação. Os hormônios do estresse aumentam, estimulando o coração a bater mais rápido. Os vasos sanguíneos se estreitam num esforço para manter a pressão arterial estável. Para manter o sangue fluindo para o coração e o cérebro, o corpo desvia sangue de áreas  menos importantes. O corpo também retém sódio e líquidos, numa tentativa para aumentar o volume de sangue em circulação.
No curto prazo, essas correções permitem  que o coração entregue um nível quase normal de sangue para os tecidos. Mas, ao longo do tempo, essas medidas compensatórias se esgotam  e o coração enfraquece ainda mais.

A insuficiência cardíaca acarreta dois grandes problemas para o corpo:  os tecidos e órgãos não recebem oxigênio suficiente, e  líquidos  se acumulam nos pulmões e tecidos. Cada uma delas gera uma série de queixas distintas. A falta de oxigênio, por exemplo, pode levar à fadiga e confusão mental, enquanto o acumulo de líquido pode causar ganho de peso e inchaço nos pés e tornozelos. 

Se você não estiver familiarizado com insuficiência cardíaca, poderia facilmente considerar os sintomas  como de pouca importância . As pessoas muitas vezes atribuem, erroneamente, os primeiros sinais de insuficiência cardíaca como estar fora de forma, ou com excesso de peso, ou apenas  acham que estão ficando velhos. Para aumentar a confusão não é infrequente que os sintomas aumentem e diminuam ao longo do curso da doença.

A insuficiência cardíaca geralmente afeta um dos lados do coração. O lado do coração, se esquerdo ou direito, que apresente alteração influência que os primeiros sintomas:

Quando a insuficiência cardíaca afeta principalmente o lado esquerdo do coração, o sangue fica retido nos pulmões, causando falta de ar e tosse. Quando, principalmente, o lado direito é afetado, o sangue fica nas  veias e acumula-se nos tecidos do corpo, muitas vezes levando a inchaço nas pernas.

A insuficiência cardíaca afeta cerca de 5,8 milhões de adultos nos Estados Unidos, e pessoas com mais de 40 anos de idade têm cerca de uma chance em cinco de desenvolver essa condição em sua vida. No passado, as pessoas com insuficiência cardíaca tendiam a viver uma média de cinco anos após o diagnóstico. Mas graças ao diagnóstico precoce e avanços rápidos no tratamento, muitas pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca hoje passam a desfrutar de muitos mais anos de vida plena.

Então, se você está enfrentando algum dos sintomas listados acima, não hesite em consultar o seu médico. Tal como acontece com tantas condições relacionadas com o coração, o diagnóstico precoce faz um mundo de diferença.

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Exame destinado a registrar a atividade elétrica responsável pelos batimentos do coração.

Veja mais
Holter

Holter

Registro do eletrocardiograma por 24 horas consecutivas. A Cardiométodo possibilita agendamento rápido e agilidade no resultado

Veja mais
MAPA

MAPA

Exame destinado a registrar diversas medidas predeterminadas da pressão arterial durante 24 horas.

Veja mais
Teste Cardiopulmonar

Teste Cardiopulmonar

A Cardiométodo disponibiliza este exame tanto em esteira como na bicicleta. É a forma mais completa para avaliação e prescrição do exercício

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Como reduzir o risco de evento cardiovascular ao iniciar uma atividade física

Como reduzir o risco de evento cardiovascular ao iniciar uma atividade física

Algumas atitudes prudentes devem se adotadas para diminuir o risco de eventos cardiovasculares desencadeados pelo esforço, especialmente em indivíduos...

Leia mais
Qual é a idade da sua aptidão física?

Qual é a idade da sua aptidão física?

Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço (origem da definição: Wikipédia, a enciclop...

Leia mais
Doença cardiovascular: uma ameaça à saúde das mulheres.

Doença cardiovascular: uma ameaça à saúde das mulheres.

"When women visit their doctor and list off multiple symptoms, it can be confusing to know what is wrong with them. In the past we called them atypical,...

Leia mais