Fatos sobre Mulheres e a doença cardíaca

Fatos sobre Mulheres e a doença cardíaca
A doença cardíaca é a principal causa de morte entre as mulheres nos Estados Unidos, respondendo por uma em cada quatro mortes .

Embora a doença de coração possa se considerada como uma "doença do homem", aproximadamente o mesmo número de homens e mulheres morrem a cada ano de doenças cardíacas nos Estados Unidos. Apesar do melhor esclarecimento da população , apenas 54% das mulheres reconhecem que a doença cardíaca pode ser grave e levar a morte.

Quase dois terços (64%) de mulheres que morrem subitamente de doença cardíaca coronária não têm sintomas prévios. Os sintomas de angina podem ser típicos (dor ou desconforto no peito), dor no pescoço , mandíbula ou dor na parte superior do abdómen. Estes sintomas podem ocorrer durante o repouso, iniciar durante uma atividade física, ou ser desencadeada por estresse ou mesmo frio intenso.

As mulheres são mais propensas a descrever a dor no peito como em pontada ou ardente e mais frequentemente que os homens referem dor no pescoço, mandíbula, abdômen ou nas costas.

Às vezes, a doença cardíaca pode ser silenciosa e não diagnosticada até que uma mulher experimenta sinais ou sintomas de um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, arritmia, ou acidente vascular cerebral.

Como reduzir suas chances de desenvolver doenças cardíacas?
  • Conheça a sua pressão arterial. A pressão arterial não controlada pode resultar em doença cardíaca e, em geral não ocorrem sintomas, por isso é importante ter sua pressão arterial verificada regularmente.
  • Fale com o seu médico sobre o controle da glicose evitando o risco de desenvolver o diabetes. A diabetes não controlada aumenta suas chances de doenças cardíacas.
  • Pare de fumar.
  • Verificar o seu colesterol e triglicerídeos.
  • Fazer escolhas alimentares saudáveis. O excesso de peso e a obesidade aumentam o risco de doença cardíaca.
  • Limitar a ingestão de álcool.
  • Diminuir o nível de estresse 
  • Manter atividade física regular

Fonte: http://www.cdc.gov/dhdsp/data_statistics/fact_sheets/fs_women_heart.htm

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Exame destinado a registrar a atividade elétrica responsável pelos batimentos do coração.

Veja mais
Holter

Holter

Registro do eletrocardiograma por 24 horas consecutivas. A Cardiométodo possibilita agendamento rápido e agilidade no resultado

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

O que é melhor para aumentar o gasto calórico: correr ou pedalar?

O que é melhor para aumentar o gasto calórico: correr ou pedalar?

Tanto a corrida como o ciclismo são excelentes formas de exercício, ambas são atividades aeróbicas e rítmicas que envolvem grande massa muscular, i...

Leia mais
O pulmão e o exercício

O pulmão e o exercício

O pulmão é órgão com funções espetaculares, nem sempre colocado na proporção de sua relevância, quando se fala no exercício físico. Talvez, p...

Leia mais
Doença cardiovascular: uma ameaça à saúde das mulheres.

Doença cardiovascular: uma ameaça à saúde das mulheres.

"When women visit their doctor and list off multiple symptoms, it can be confusing to know what is wrong with them. In the past we called them atypical,...

Leia mais