O exercício físico pode tornar seu cérebro mais jovem?

O exercício físico pode tornar seu cérebro mais jovem?

As pesquisas mais animadoras sobre exercício, no último ano, foram sobre as relações entre o exercício regular e melhorias no pensamento e na estrutura do cérebro. Muitos estudos sugerem que há um aumento no número de novos neurônios no cérebro e maior habilidade do pensamento e do humor, minimizando as perdas relacionadas ao envelhecimento.


Os cientistas japoneses, liderados pelo Dr. Kazuki Hyodoa, descobriram que os cérebros de homens mais velhos ativos fisicamente eram quase tão eficientes quanto os cérebros dos jovens.


Vários estudos este ano olharam pela primeira vez se o treinamento de peso apresentava algum efeito sobre o cérebro. Em um desses estudos, as mulheres idosas saudáveis que completaram um programa de um ano de duração, duas vezes por semana de treinamento de resistência apresentaram menores lesões na matéria branca do cérebro comparada com as mulheres da mesma idade cujo treino era só de equilíbrio e alongamento ou faziam um programa apenas uma vez por semana. Substância branca é fundamental para a memória e pensamento.


Outro estudo, os pesquisadores britânicos utilizaram um grande banco de dados de informações sobre a saúde e os hábitos de conjuntos de gêmeos fraternos e idênticos, comparando a força muscular das pernas (uma boa medida de saúde geral muscular) e suas habilidades cognitivas. Quando os cientistas examinaram os cérebros de alguns dos pares de gêmeos idênticos observaram que os gêmeos que tinha melhor saúde muscular do que seu irmão s o volume cerebral tinha maiores proporções e havia menos "espaço vazio no cérebro" , em avaliação realizada dez anos após.


Quanto de exercício é necessário, para ter vida longa e saudável?  A resposta, em poucas palavras, é que qualquer quantidade de exercício, não importa quão pequena seja, provavelmente vai diminuir o risco de morte prematura, mas a dose ideal de exercício parece ser cerca de uma hora por dia de exercício moderado, como caminhar e, se possível,  ir até a intensidade para poder suar. 


*The association between aerobic fitness and cognitive function in older men mediated by frontal lateralization- Kazuki HyodoaIppeita Danb, Yasushi KyutokubKazuya SuwabeaKyeongho ByunadGenta Ochia, Morimasa KatocHideaki Soyaa,

**J Am Geriatr Soc. 2015 Oct;63(10):2052-2060. doi: 10.1111/jgs.13644. Epub 2015 Oct 12.- Resistance Training and White Matter Lesion Progression in Older Women: Exploratory Analysis of a 12-Month Randomized Controlled Trial

 

Fonte: Does Exercise Help Keep Our Brains Young? GRETCHEN REYNOLDS, December 9, 2015

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