Yoga e doença cardiovascular

Yoga e doença cardiovascular
Uma revisão recente de yoga e doença cardiovascular, publicado no European Journal of Preventive Cardiology indica que a ioga pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, tanto quanto o exercício convencional, como caminhada rápida. Os estudos na revisão avaliaram diferentes tipos de yoga, incluindo as formas mais suaves e mais enérgicas. 

Os participantes variaram de indivíduos jovens e saudáveis para os idosos com problemas de saúde. Acima de tudo, as pessoas que tomaram aulas de ioga foram observadas melhorias em uma série de fatores que afetam o risco de doença cardíaca. Eles perderam uma média de cinco quilos, foram registradas reduções na pressão arterial, e baixaram os níveis de colesterol LDL.

Os resultados vieram sem surpresa para a Dra. Gloria Yeh, professora associada de medicina na Harvard Medical School e co-autora do artigo de revisão. "Yoga é único porque ele incorpora atividade física, respiração e meditação," diz a Dra. Yeh. Conforme ela explica, cada um desses elementos afeta positivamente os fatores de risco cardiovascular, então ao combiná-los foi possível mostrar um benefício. Além disso, duas outras práticas antigas que se juntam, são lentas, fluindo em movimentos com a respiração profunda - tai chi e qigong - parecem oferecer vantagens semelhantes.

A execução de uma variedade de posturas de yoga com suaves alongamentos e exercícios dos músculos os ajuda a tornarem-se mais sensíveis à insulina, o que é importante para o controle de açúcar no sangue. A respiração profunda pode ajudar a baixar a pressão arterial. Meditação-calmante, outra peça-chave de yoga, acalma o sistema nervoso e alivia o estresse. Todas estas melhorias podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, e pode definitivamente ajudar as pessoas com problemas cardiovasculares.


A maioria das aulas de yoga acabar com alguns minutos de meditação, muitas vezes feito enquanto estava deitado de costas, com os olhos fechados. Esta postura é chamada savasana. Alguns professores dizem que alongamentos de ioga e posturas liberar a energia, tornando mais fácil para você relaxar em um estado meditativo: "Em nenhum lugar para ir. Nada a ver. Apenas relaxar. "

Porque yoga é menos cansativo do que muitos outros tipos de exercício e é fácil de modificar, é perfeito para pessoas que de outra forma poderiam ser cauteloso exercício, diz a Dra. Yeh. Ela pode ser um bom complemento para a reabilitação cardíaca, o que pode ajudar as pessoas a recuperar de um ataque cardíaco ou cirurgia cardíaca. Christie Kuo, um enfermeiro registrado em Harvard-filiados Massachusetts General Hospital, integra yoga nas aulas de prevenção de Reabilitação Cardiovascular e doenças cardíacas ela ensina lá.

O estiramento muscular incentivado por posturas de yoga é uma boa maneira para se refrescar após caminhar, andar de bicicleta, ou outro condicionamento aeróbico, enquanto a respiração profunda e meditação também ajudam. "Prestando atenção a sua respiração é importante durante o período de treinamento de força de reabilitação. E a atenção plena e uma maior consciência da meditação pode ajudá-lo a lidar com o estresse de sua doença, comer mais saudavelmente, e dormir mais profundamente, o que ajuda a sua recuperação ", diz ela.

Se você é novo para yoga, considere começar com um novato ou classe "suave", especialmente se você estiver com mais de 65 anos ou tem qualquer condição médica. A Hatha yoga apresenta um movimento lento e suave com foco na integração de respiração com o movimento. Iyengar é semelhante, mas coloca mais ênfase no alinhamento corporal e equilíbrio e usa adereços, tais como cintas, cobertores e blocos.

A sugestão é que deve ser tentado algumas aulas diferentes, com diferentes professores para encontrar o melhor ajuste para você.

Fonte:

Gostou? Então compartilhe:

Exames Relacionados

Veja os exames relacionados a esta matéria

MAPA

MAPA

Exame destinado a registrar diversas medidas predeterminadas da pressão arterial durante 24 horas.

Veja mais

POSTAGENS RELACIONADAS

Veja mais novidades sobre este assunto

Nutrição saudável na infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta

Nutrição saudável na infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta

E na infância que se adquirem hábitos saudáveis que serão levados para a vida toda prevenido o corpo e a mente de inúmeras doenças. Assim, os pais...

Leia mais
Caminhar, correr ou dançar: toda a atividade é benéfica para diminuir o envelhecimento cerebral

Caminhar, correr ou dançar: toda a atividade é benéfica para diminuir o envelhecimento cerebral

As pessoas estão vivendo mais nos dias de hoje, mas, a boa notícia vem obscurecida pela expectativa de um possível aumento da incidência de declíni...

Leia mais
Exercício físico após cirurgia bariátrica é possível e traz benefícios para a saúde

Exercício físico após cirurgia bariátrica é possível e traz benefícios para a saúde

Atualmente a obesidade atinge milhares de pessoas no mundo todo, há uma verdadeira epidemia mundial de sobrepeso. A cirurgia bariátrica esta cada vez ...

Leia mais