Agendamento de exames das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (51) 3217.4144 ou 99175.7817

Blog

É a obesidade ou as anormalidades metabólicas que geram doenças cardíacas?

 
É a obesidade ou as anormalidades metabólicas que geram doenças cardíacas?
20 de outubro de 2017
Pesquisas anteriores não conseguiram demonstrar quais os riscos cardiovasculares para indivíduos obesos que não apresentem doenças metabólicas como diabetes, hipertensão e dislipidemia.

Estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology examinou as associações entre obesos metabolicamente saudáveis e quatro diferentes apresentações de doença cardiovascular incidente em uma população. Eles analisaram a doença cardíaca coronária, doença cerebrovascular, insuficiênc...


Associação entre fatores de risco cardíaco potencialmente modificáveis e a necessidade de melhorar a Saúde: um Estudo baseado na população

 
Associação entre fatores de risco cardíaco potencialmente modificáveis e a necessidade  de melhorar a Saúde: um Estudo baseado na população
16 de junho de 2017
Apesar das décadas de progressão constante, a doença cardíaca isquêmica continua a ser uma das principais causas de morbidade e mortalidade. Grande parte dos progressos realizados até agora tem sido atribuída aos avanços nas intervenções agudas e terapias cardiovasculares preventivas secundárias. Entretanto, as mudanças nas tendências dos fatores de risco são estimadas em cerca de metade a dois terços das melhorias observadas nos países desenvolvidos.

Os aumentos emergentes na prevalên...


A Polêmica do Óleo de Coco

 
A Polêmica do Óleo de Coco
03 de fevereiro de 2017
Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) sobre o uso do óleo de coco para perda de peso. 

Considerando que muitos nutricionistas e médicos estão prescrevendo óleo de côco para pacientes que querem emagrecer, alegando sua eficácia para tal propósito; 

Considerando que não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que o óleo de côco...


Fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial

 
Fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial
09 de setembro de 2016
A pressão arterial elevada tem muitos fatores de risco, alguns podem ser corrigidos, o que poderá evitar ou mesmo retardar o aparecimento da doença e suas conseqüências. 

São considerados fatores de risco para desenvolver hipertensão arterial:

• Idade. - O risco de desenvolver hipertensão arterial aumenta com a idade. Acima dos 45 anos de idade a hipertensão se torna mais freqüente, especialmente nos homens. As mulheres são mais propensas a desenvolver pressão alta depoi...


Capacidade Máxima Cardiorrespiratória, Síndrome Metabólica e suas correlações com riscos cardiovasculares

 
Capacidade Máxima Cardiorrespiratória, Síndrome Metabólica e suas correlações com riscos cardiovasculares
02 de setembro de 2016
A Síndrome Metabólica é definida como uma soma de manifestações clínicas cuja a causa considerada como responsável é a resistência insulínica, o que leva a aumento de risco para doenças cardiovasculares. Os critérios vigentes para definir a síndrome, com algumas variações entre eles, são: o da Organização Mundial de Saúde (OMS), o do National Cholesterol Education Program (NCEP) e do Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica.

Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ...


Nutrição saudável na infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta

 
Nutrição saudável na	infância e a prevenção da obesidade, patologias cardíacas e outras doenças na vida adulta
24 de junho de 2016
E na infância que se adquirem hábitos saudáveis que serão levados para a vida toda prevenido o corpo e a mente de inúmeras doenças. Assim, os pais precisam estar cientes que são os espelhos de seus filhos quando falarmos de alimentação. 

Os pequenos muitas vezes não aceitarão o alimento saudável na primeira oferta. Assim, serão necessárias novas tentativas. O nutricionista é o profissional capacitado para orientar os pais, a escola e as crianças sobre hábitos alimentares adequados...


Estudo mostra a associação entre o consumo elevado de refrigerantes e calcificação das Artérias coronárias.

 
Estudo mostra a associação entre o consumo elevado de refrigerantes e calcificação das Artérias coronárias.
03 de junho de 2016
Um estudo com mais de 22.000 adultos, sem doença coronariana na Coréia do Sul mostrou que aqueles que consumiam cinco ou mais refrigerantes por semana, de forma regular, apresentavam um risco 1,7 vezes maior de desenvolver doença coronariana. Essa proporção foi ajustada para idade, sexo, atividade física, tabagismo, fatores dietéticos, história de hipertensão ou hipercolesterolemia, e história familiar de doença coronariana.

"Nossos achados indicam que os riscos cardiovasculares do con...


O incrível aumento da população de obesos, no Brasil e no mundo

 
O incrível aumento da população de obesos, no Brasil e no mundo
06 de maio de 2016
Um quinto da população brasileira adulta, ou quase 30 milhões de pessoas estão obesas, segundo estudo recente, publicado na revista científica Lancet. 

O número de obesos é maior entre as mulheres: 23% delas, ou 18 milhões e, entre os homens, o índice é de 17% (11,9 milhões), dados de 2014. 

Estes dados colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás de China e EUA; entre as mulheres o Brasil fica em 5º, atrás também de Rússia...


Comer vegetais pode melhorar a eficiência do coração e reduzir o risco de diabetes e obesidade

 
Comer vegetais pode melhorar a eficiência do coração e reduzir o risco de diabetes e obesidade
06 de fevereiro de 2015
Em três estudos independentes, os cientistas das universidades de Southampton e Cambridge identificaram um produto químico chamado "nitrato", encontrado em vegetais de folhas verdes, como benéfico para o sistema cardiocirculatório.

Os mesmos pesquisadores da British Heart Foundation (BHF), também encontraram resultados que sugerem que o nitrato pode ajudar o coração doente para funcionar de forma mais eficiente.

No primeiro estudo, publicado no ...


Exercício físico após cirurgia bariátrica é possível e traz benefícios para a saúde

 
Exercício físico após cirurgia bariátrica é possível e traz benefícios para a saúde
30 de janeiro de 2015
Atualmente a obesidade atinge milhares de pessoas no mundo todo, há uma verdadeira epidemia mundial de sobrepeso. A cirurgia bariátrica esta cada vez mais acessível a população em geral, inclusive na rede pública de saúde. Os pacientes com obesidade mórbida (IMC maior que 40 kg/m²) ou aqueles com obesidade acompanhada de co-morbidades são os possíveis candidatos. 

Os resultados no curto e médio prazos são animadores, porém, no long...


 
1 2


Categorias:
Arquivos: