Agendamento de exames das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (51) 3217.4144 ou 99175.7817

Blog

Como reduzir o risco de evento cardiovascular ao iniciar uma atividade física

 
Como reduzir o risco de evento cardiovascular ao iniciar uma atividade física
01 de julho de 2013
Algumas atitudes prudentes devem se adotadas para diminuir o risco de eventos cardiovasculares desencadeados pelo esforço, especialmente em indivíduos que realizam esportes competitivos eventualmente. Inúmeras situações clínicas relacionadas à morte súbita durante o exercício podem ser diagnosticadas num exame médico regular.
O aparecimento de sintomas durante o esforço não deve ser subestimado, há necessidade de passar por uma avaliação médica mais completa que em geral inclui um eletroca...


Teste cardiopulmonar (ergoespirometria) no planejamento do exercício

 
Teste cardiopulmonar (ergoespirometria) no planejamento do exercício
18 de junho de 2013
O teste cardiopulmonar ou ergoespirometria é um exame de grande valia tanto para o atleta como para os praticantes de atividade física não competitiva. É um método que acrescenta informações fundamentais na avaliação da aptidão física e no acompanhamento do treinamento de atletas, possibilitando uma base para treinamento cientifico, pois permite conhecer a condição biológica do indivíduo que se exercita. Com o teste ergoespirométrico são determinadas as variáveis respiratórias, metabólicas e ...


Hipertensão Arterial

 
Hipertensão Arterial
12 de junho de 2013
A Hipertensão arterial é uma das doenças mais freqüentes no mundo moderno. Ocorre em pelo menos 30% da população, dependo da faixa etária (quanto mais idade maior a chance de apresentar elevação da pressão arterial).

A pessoa que mantiver pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg (140X90), durante varias medidas seguidas deverá ser considerada hipertensa. Não se faz diagnóstico nem se descarta hipertensão baseado em apenas uma medida. Uma pessoa com hipertensão pode ter momentos do dia...


Longevidade: é necessário se preparar para ter qualidade de vida

 
Longevidade: é necessário se preparar para ter qualidade de vida
05 de junho de 2013
Conforme censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com aproximadamente 20 milhões de idosos, a expectativa de vida supera os 73 ano e, já há um contingente significativo de pessoas acima dos 100 anos. Estima-se que, em 2050, o Brasil será o quinto país do mundo em número de idoso, em 64 cidades no Rio Grande do Sul os idosos representam 20% da população. 

Vários estudos apontam que 25% a 30% da longevidade é determinada pe...


Atividade física na terceira idade

 
Atividade física na terceira idade
29 de maio de 2013
A atividade física na terceira idade melhora a qualidade de vida, diminui a incidência de problemas comuns dessa faixa etária como, por exemplo, quedas e fraturas, além de aumentar a auto-estima e a independência. 
Com o avanço da idade há uma perda significativa de todas as habilidades motoras: força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, juntamente com uma grande perda da massa muscular e óssea.
A atividade física na terceira idade é indispensável pois além de outros benefício...


Vamos medir a pressão arterial?

 
Vamos medir a pressão arterial?
21 de maio de 2013
A Hipertensão Arterial Sistêmica é um dos grandes problemas de saúde pública no Brasil. É uma doença silenciosa que pode cursar durante muitos anos de forma assintomática. Conforme dados  do Ministério da Saúde, estima-se que 12 milhões de pessoas sequer sabem que têm a doença.
No país, morrem mais de 320 mil pessoas a cada ano por doenças cardiovasculares, a hipertensão não controlada é um dos fatores desencadeadores.
A hipertensão também é responsável por 54% de todos os casos de...


Sedentarismo: saia dele

 
Sedentarismo: saia dele
14 de maio de 2013
O sedentarismo  contribui para o surgimento de diversas enfermidades como infarto, hipertensão arterial e diabete miletos. Tome uma atitude, procure  maneiras divertidas de inserir atividades físicas na sua rotina e tenha uma qualidade de vida melhor.

Para que a  prática de exercício mais intensos  é  recomendado uma avaliação médica com o propósito de detectar doenças do coração e prevenir complicações que possam ser desencadeadas pelo esforço.



 
1 ... 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21


Categorias:
Arquivos: