Agendamento de exames das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (51) 3217.4144 ou 99175.7817

Blog

Motivação ou disciplina? O que faz a diferença?

 
Motivação ou disciplina? O que faz a diferença?
15 de janeiro de 2016
O caminho mais curto para alcançar qualquer objetivo é ter disciplina. Não importa qual a motivação, sem disciplina os objetivos poderão não ser alcançados ou será necessário um tempo muito maior para chegar lá.

Então, é a disciplina melhor do que a motivação para o seu sucesso? A resposta é sim! A disciplina resulta em padrão de comportamento e consequentemente ação. Pode-se dizer que estabelecer rotinas contribui para controlar as emoções, impulsos e desvios de comportamento evitando...


O exercício físico pode tornar seu cérebro mais jovem?

 
O exercício físico pode tornar seu cérebro mais jovem?
06 de janeiro de 2016
As pesquisas mais animadoras sobre exercício, no último ano, foram sobre as relações entre o exercício regular e melhorias no pensamento e na estrutura do cérebro. Muitos estudos sugerem que há um aumento no número de novos neurônios no cérebro e maior habilidade do pensamento e do humor, minimizando as perdas relacionadas ao envelhecimento.

Os cientistas japoneses, liderados pelo Dr. Kazuki Hyodoa, descobriram que os cérebros de homens mais velhos ativos fisicamente eram quase tão e...


Adolescentes - cada vez mais sedentários

 
Adolescentes - cada vez mais sedentários
17 de dezembro de 2015
Estima-se que menos de um em cada 10 adolescentes faz os 60 minutos de atividade física por dia que seriam recomendados.

Com o objetivo de avaliar o nível de atividade física dos adolescentes, um grupo de pesquisadores americanos realizou um estudo utilizando aparelhos de GPS para rastrear onde e quando os adolescentes realizavam atividade física.
 
Os adolescentes são "um grupo muito pouco ativo", disse Jordan A. Carlson, professor assistente e responsável pela pesquisa, re...


Atletas portadores de doença cardiovascular - Novas Diretrizes e Recomendações

 
Atletas portadores de doença cardiovascular - Novas Diretrizes e Recomendações
11 de dezembro de 2015
As causas cardiovasculares de morte súbita em jovens atletas têm sido bem documentadas. Estas mortes ocorrem em ambos os sexos (embora mais comumente nos homens, por 9: 1); em uma ampla gama de esportes individuais e coletivos. Nos Estados Unidos, entre pessoas de 35 anos de idade, as doenças genéticas são predominantes, dentre elas a cardiomiopatia hipertrófica é a mais comum, sendo responsável por, pelo menos, um terço da mortalidade. Outras doenças menos comuns, cada uma é responsável por ...


Medir a pressão arterial forma adequada exige cuidados

 
Medir a pressão arterial forma adequada exige cuidados
03 de dezembro de 2015
Uma vez que o diagnóstico de hipertensão arterial esteja definido é recomendado que o paciente aprenda a medir a sua própria pressão arterial. Os registros fora do ambiente do consultório médico contribuem para um adequado ajuste do tratamento pois, o médico deverá considerar os valores da pressão arterial tanto das medidas realizadas no ambiente doméstico como das medidas do consultório.

Aparelhos devidamente certificados de diferentes modelos estão atualmente disponíveis no mercado p...


Qual é a ligação entre depressão e doença cardíaca?

 
Qual é a ligação entre depressão e doença cardíaca?
13 de novembro de 2015
Uma pessoa com depressão tem maior risco de desenvolver doença cardíaca, e uma pessoa com doença cardíaca tem maior risco de apresentar depressão.

A ligação entre as duas doenças é complexa e não é totalmente compreendida. Muitos dos efeitos de depressão como sentir-se incapaz de se exercitar ou comer corretamente, por exemplo - e o...


A evolução da sociedade e os hábitos pouco saudáveis

 
A evolução da sociedade e os hábitos pouco saudáveis
05 de novembro de 2015
Fim de semana, muitos brasileiros planejam as "peladas", com três, quatro horas de futebol. A princípio diversão, afinal, não são sedentários. Porém, não são só sedentários como temerários. O exercício visto pela lente da ciência revela que a pelada pode até ser divertida, mas não traz benefício para a saúde. Na verdade, é arriscada. O mesmo vale para desportistas de fim de semana em geral. São os motoristas de domingo da saúde. Retrato de um país sedentário, em que só 30% da população é fisi...


Ingerir medicamentos para controle da hipertensão à noite pode reduzir o risco de diabetes

 
Ingerir medicamentos para controle da hipertensão à noite pode reduzir o risco de diabetes
30 de outubro de 2015
Estudo publicado na Diabetologia em 23 de Setembro último buscou responder a seguinte questão: ingerir a dose diária dos medicamentos para tratar a hipertensão na hora de dormir resulta em maior redução no risco de diabetes do que utilizar os medicamentos ao acordar?

Foram estudados 2.012 pacientes hipertensos sem diabetes, 976 homens e 1.036 mulheres, com média de idade de 57 anos. Os pacientes foram randomizados, para ingerir todos os seus medicamentos prescritos para hipertensão ao ...


Talvez você seja o que você come e também quando você come

 
Talvez você seja o que você come e também quando você come
23 de outubro de 2015
Estudo recente pode ajudar a explicar o aumento do risco de diabetes quando há mudança nos horários em que a pessoa se alimenta.

É sabido que para as pessoas saudáveis a tolerância à glicose, ou seja, a capacidade para regular os níveis de açúcar no sangue, é maior após no café da manhã do que no jantar e, se supõe que os trabalhadores noturnos apresentam maior risco de desenvolver diabetes.

Em estudo realizado por pesquisadores da Harvard e filiado ao Hospital Brigham and Women...


Qual é o melhor exercício para auxiliar no controle da pressão arterial elevada?

 
Qual é o melhor exercício para auxiliar no controle da pressão arterial elevada?
16 de outubro de 2015
Exercício para auxiliar no controle da pressão arterial elevada? Parece que quase todos os exercícios podem ser benéficos, como caminhar ou andar de bicicleta ou mesmo treinamento com pesos, especialmente se seus treinos forem fracionados durante o dia.

Qualquer alternativa que não seja ficar sentado pode funcionar diz Glenn Gaesser, o diretor do Centro de Pesquisa de estilos de vida saudáveis na Arizona State University e especialista em exercício e hipertensão.

Exercício reduz...


 
1 ... 6 7 8 9 10 11 12 13 ... 21


Categorias:
Arquivos: