Agendamento de exames das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (51) 3217.4144 ou 99175.7817

Blog

Morte ou parada cardíaca em atletas de Triatlon

 
Morte ou parada cardíaca em atletas de Triatlon
Nadar, andar de bicicleta, correr, na sequencia e sem interrupção. Este é o triatlo moderno. Com a popularidade dos esportes de resistência, incluindo o triatlo, em ascensão entre os atletas veteranos (homens e mulheres de 35 anos ou mais), nunca foi tão importante para os atletas, médicos e profissionais do esporte compreenderem os riscos e  benefícios da participação. 

Os esportes de resistência fornecem uma plataforma valiosa para uma vida saudável, promovendo o exercício aeróbico de rotina, incentivando a alimentação saudável e promovendo conexões sociais e senso de comunidade. No entanto, os atletas de resistência, mesmo os mais comprometidos e experientes, não são imunes a doenças cardiovasculares.

Buscando avaliar os riscos para os atletas desta modalidade esportiva, foi feito um estudo, recentemente publicado, utilizando dados sobre a ocorrência mortes e paradas cardíacas extraídos de fontes como o Registro Nacional de Mortes Súbitas nos Atletas e os registros do US Triathlon (USAT), entre os participantes nas corridas de triatlo dos EUA no período de 1985 a 2016.

A incidência de morte ou parada cardíaca nas corridas de triatlo dos EUA foi de 2,40 por 100 000 em homens versus 0,74 por 100 000 em mulheres (P <0,001). 

Um total de 135 indivíduos sofreram morte súbita, parada cardíaca ressuscitada ou morte relacionada a trauma. A idade média foi de 46,7 anos e 85% eram homens. 

A morte súbita e a parada cardíaca foram observadas com maior freqüência durante o segmento de natação (n = 90), e 15 mortes relacionadas ao trauma ocorreram durante o ciclismo.

O risco nos homens aumentou significativamente com a idade, atingindo 18,6 por 100.000 em homens com ≥60 anos. 

Anormalidades cardiovasculares, como doença coronariana aterosclerótica e cardiomiopatia foram evidenciadas na autópsia em 44% das vítimas. 

A morte e a parada cardíaca não são incomuns em participantes de triatlo, particularmente em homens com mais idade. Quase metade dos participantes falecidos tinham doença cardiovascular clinicamente relevante.

O relatório dos autores fornece informações valiosas sobre risco e etiologia de eventos adversos, especificamente morte súbita, durante um período de trinta anos de triatletas americanos.

Em primeiro lugar, semelhante aos eventos de morte súbita entre os corredores de longa distância, a maioria das mortes por triatlo ocorre entre homens de meia idade com doença coronariana aterosclerótica subjacente. Esse achado, reforçando a ocorrência de morte súbita associada aos exercício de alta intensidade, levanta questões sobre a utilidade de triagem pré-participação nesta população de atletas, muitas vezes negligenciada. 

Em segundo lugar, o triatlo parece representar um risco único em virtude da natação. Esta etapa pode responder por uma variedade de causas, incluindo isquemia miocárdica, arritmias primárias, edema pulmonar induzido pela natação e, também o afogamento. 

Finalmente, os triatletas vítimas de parada cardíaca parecem ter baixas taxas de ressuscitação bem sucedida em comparação com atletas em outros locais esportivos. Os cuidados médicos na água e nos longos cursos de bicicleta ofereçam desafios consideráveis, e precisam ser cautelosamente planejados.

CONCLUSÃO

Mortes e paradas cardíacas durante o triatlo não são raras; A maioria ocorreu em homens de meia idade e mais velhos. A maioria das mortes súbitas em triatletas aconteceu durante o segmento de natação, e doença cardiovascular clinicamente silenciosa estava presente em uma proporção inesperada de participantes

No entanto, todos devem lembrar que, para cada morte trágica que ocorre durante uma corrida, existem centenas de milhares de homens e mulheres que estão saudáveis e felizes ao aceitar o desafio de nadar, andar de bicicleta e correr.

Fontes:


1.
 Kim JH, Malhotra R, Chiampas G, et al. Cardiac arrest during long-distance running races. N Engl J Med. 2012;366(2):130140. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1106468

2. http://www.practiceupdate.com/content/death-and-cardiac-arrest-in-triathlon-participants/58482

3. Annals of Internal Medicine. Published in Cardiology. Journal Scan / Research · September 26, 2017
Data da publicação:

Deixe seu comentário  
Comentário:

Categorias:
Arquivos: