Agendamento de exames das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h (51) 3217.4144 ou 99175.7817

Blog

Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia

 
Recomendações Para Reabilitação Cardíaca e Treinamento no Paciente Cardiopata pela Sociedade Europeia de Cardiologia
A reabilitação cardíaca é uma intervenção multifatorial e abrangente na prevenção secundária, destinada a limitar os efeitos fisiológicos e psicológicos das doenças cardiovasculares, reduzir e sintomas e riscos de eventos cardiovasculares futuros. 

A reabilitação se mostra capaz de reduzir a mortalidade, readmissões hospitalares, custos e melhorar a capacidade funcional, qualidade de vida e bem-estar psicológico  sendo recomendada em diretrizes internacionais para pacientes com infarto do miocárdio e doença da artéria coronária estável.

A reabilitação é tradicionalmente dividido em três fases: 
  • Fase I geralmente é ainda durante a internação, que consiste em mobilização precoce, aconselhamento breve sobre a natureza da doença, o tratamento, gerenciamento de fator de risco e planejamento de acompanhamento.
  • Fase II é principalmente um programa de ambulatório ambulatorial supervisionado. 
  • Fase III é uma fase de manutenção vitalícia em que o objetivo é continuar o fator de risco e mudança de estilo de vida e treinamento físico. 
Todos os pacientes com doença cardíaca coronária deveriam ser incluídos. Os componentes principais da reabilitação são: avaliação do paciente, aconselhamento sobre atividades físicas, treinamento físico, aconselhamento nutricional, controle de fatores de risco, gerenciamento psicossocial.

O acompanhamento médico do paciente inclui exame clínico, solicitação de exames subsidiários e prescrição do tratamento.

No aconselhamento de atividade física é recomendado um mínimo de 2,5 horas por semana de atividade aeróbica de intensidade moderada, nos 5 dias da semana. A atividade física deve ser de acordo com a idade do paciente, hábitos passados, co-morbidades, preferências e objetivos.

Dieta e aconselhamento nutricional passando pela avaliação da ingestão calórica diária e conteúdo dietético de gorduras, sódio e outros nutrientes, são necessários.

O controle de peso deve ser incentivado através do equilíbrio entre atividade física e ingestão calórica para alcançar e manter um índice de massa corporal saudável (20-25 kg/m2). Se a circunferência abdominal for ≥ 80 cm para mulheres ou ≥ 94 cm para homens, recomenda-se iniciar mudanças de estilo de vida e considerar estratégias de tratamento para síndrome metabólica.

É importante o estimulo aos pacientes para ajuda-los a lidar com a doença, melhorar a qualidade de vida relacionada com a saúde e garantir a conformidade com o tratamento farmacológico e não farmacológico.  

Deve ser discutido também, com os pacientes e seus parceiros o retorno às atividades laborais. Planejar o retorno ao trabalho ou até mesmo a readequação da atividade laborar para outra compatível com a capacidade funcional apresentada.

Todas estas recomendações e os benefícios delas resultantes começam com os encaminhamentos e com o estímulo das equipes de saúde para as participações nos programas de reabilitação os quais, lamentavelmente ainda estão muito abaixo do desejado e variam muito de país para país.
Data da publicação:

Exames relacionados   Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

Exame destinado a registrar a atividade elétrica responsável pelos batimentos do coração. É indolor.
saiba mais
Exames de Holter 24 horas

Exames de Holter 24 horas

Registro do eletrocardiograma por 24 horas consecutivas.
A Cardiométodo possibilita agendamento rápido e agilidade no resultado
saiba mais
Monitorização Residencial da Pressão Arterial - MRPA

Monitorização Residencial da Pressão Arterial - MRPA

Método de medida da pressão arterial chamado de monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) utilizado tanto para confirmar o diagnóstico da hipertensão arterial como no acompanhamento e avaliação da eficácia da terapia anti-hipertensiva.
saiba mais

Deixe seu comentário  
Comentário:

Categorias:
Arquivos: